Conselho de Economia de MT alerta para golpe utilizando nome da entidade

12/04/2022

O Conselho Regional de Economia de Mato Grosso (Corecon-MT), alerta à sociedade sobre um golpe que está sendo aplicado utilizando o nome da entidade, cobrando por uma taxa para emissão de um suposto “Certificado de Viabilidade Econômica”, o que conforme o presidente da entidade, Evaldo Silva, não existe.

“Tivemos conhecimento sobre esse tipo de golpe que estaria sendo aplicado em diversos estados do país, utilizando o nome dos Corecons. Os golpistas agem de modo a oferecer supostas serviços de emissão do denominado Certificado de Viabilidade Econômica (CVE) junto aos Conselhos Regionais de Economia (Corecons), mediante o pagamento de taxa. A prática consiste no oferecimento empréstimos financeiros condicionado à apresentação do CVE, documento que não existe nas Normas do Sistema Cofecon/Corecon”, explica Evaldo.

Diante do fato, o Corecon-MT, orienta a sociedade que o economista é o profissional habilitado para realizar Estudo de Viabilidade Econômica (EVE), mediante a emissão do competente laudo, sem qualquer tipo de chancela ou utilização da logomarca dos Corecons em tal documento.

Além disso, destaca que os economistas não possuem a prerrogativa de declarar se uma empresa ou um profissional estão habilitados para o exercício de atividades econômicas, sendo essa, uma atribuição do Conselho de Classe, que é quem fiscaliza o exercício legal da profissão.

“Nesse mundo digital em que vivemos, é importante estarmos atentos e desconfiarmos de qualquer cobrança de taxa que não é comum, por isso, reforçamos que a sociedade esteja atenta às propostas recebidas por SMS, WhatsApp, e-mail, redes sociais e chamada de voz. Não devem ser fornecidos dados pessoais (como nome completo, CPF, identidade, endereço) em resposta às propagandas. Em caso de dúvida, deve-se entrar em contato com o Corecon Mato Grosso pelo e-mail contato@corecon-mt.org.br”, alertou o presidente da entidade.

 

Fonte: Andressa Boa Sorte/ Assessoria Corecon-MT.