28/08/2021
A XII edição do Eneoeste, Encontro de Economia do Centro-Oeste, tem como tema: “Agropecuária Brasileira e Alimentação Sustentável Mundial”. O evento que, este ano, em função da pandemia, acontecerá de forma virtual, será nos dias 31 de agosto e 1, 2 e 3 de setembro. Acadêmicos que desejarem receber certificado de participação, precisam fazer inscrição pelo endereço: https://corecondf.org.br/xii-eneoeste/
Entre as presenças confirmadas do evento, está o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, que irá ministrar uma palestra com o tema: “Como aplicar 15 % da receita em investimentos no estado”. Essa palestra será mediada pelo presidente do Conselho Regional de Economia de Mato Grosso, Evaldo Silva. “O Eneoeste é um evento de extrema relevância no que diz respeito aos debates envolvendo a temática econômica e macroeconômica do país, uma vez que a nossa região é reconhecidamente o celeiro do mundo, sendo campeã na produção de alimentos como grãos e também na agropecuária. A participação do governador de Mato Grosso, mais pela segunda vez nesse evento, prestigia os debates e será muito rica para contribuir com a conjuntura que vamos discutir”, disse Evaldo.
O XII Eneoeste reunirá palestrantes também dos estados de Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal. “O Eneoeste ficou cinco anos seguidos sem ter nenhuma edição. Quando assumi a presidência do Corecon-MT, percebi a necessidade de voltarmos a nos reunir e discutir a economia dessa região que é tão rica e produtiva e em 2019 realizamos a XI edição. Os demais presidentes dos Corecon’s do Centro Oeste somaram forças e hoje o evento já serve para levantar discussões que podem vir a pautar debates nas esferas dos poderes executivo e legislativo”, destacou Evaldo Silva.
XII Eneoeste
O objetivo do evento é de trazer ao conhecimento dos profissionais de economia, os dados reais das áreas do território nacional utilizados para produção, sua evolução, a viabilidade de sua ampliação, bem como das tecnologias sustentáveis utilizadas pelo setor produtivo rural e da contínua melhoria da sustentabilidade e da produtividade do setor agropecuário, visando assegurar aos demais países o fornecimento de alimentos e produtos sustentáveis e de qualidade.
O Eneoeste objetiva ainda, em comemoração aos 70 anos da criação da profissão do economista pela Lei 1.411, de 13 de agosto de 1951, dar oportunidade para a ampla necessidade mundial nesta área de geração de alimentos, com sustentabilidade e de qualidade, e a vocação do país como liderança nesta área de atendimento das necessidades mundiais.
O evento é realizado pelos Conselhos do DF, GO, MT e MS, com o apoio do Conselho Federal de Economia.
Inscrições pelo link a seguir: https://corecondf.org.br/xii-eneoeste/
Programação
31/08 - DIAGNÓSTICO DO SETOR AGROPECUÁRIO E PROJEÇÃO DA PRODUÇÃO NA PRÓXIMA DÉCADA
Expositores: Econ. José Eustáquio (Pesquisador do IPEA) e Dr. José Garcia Gasques (Coordenador do MAPA e pesquisador do IPEA)
Mediador: Econ. César Augusto Moreira Bergo, Presidente do Corecon-DF
01/09 - PLANO ABC E SEUS RESULTADOS PARA O BRASIL
Expositor: Econ. Dr. Tiago Telles, Doutor em Economia pela Universidade Estadual de Campinas e Pesquisador do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná.
01/09 - COOPERATIVISMO NO SETOR AGROPECUÁRIO BRASILEIRO
Expositora: Econ. Érica Basílio Tavares Ramos, Doutoranda em Agronegócio pela Universidade Federal de Goiás.
Mediador: Marcus Moreshi de Faria, Presidente do Corecon-GO
02/09 - COMO CONSEGUIR APLICAR 15 % DA RECEITA EM INVESTIMENTO NO ESTADO
Expositor: Governador Mauro Mendes, Mato Grosso
02/09 - AGRONEGÓCIO NO CENTRO-OESTE E O CENÁRIO FU02/09 - AGRONEGÓCIO NO CENTRO-OESTE E O CENÁRIO FUTURO
Expositor: Daniel Latorraca Ferreira, Superintendente do IMEA
Mediador: Econ. Evaldo Silva, Presidente do Corecon-MT
03/09 - CARBONO NEUTRO: UMA NOVA ECONOMIA AGROAMBIENTAL
Expositor: Jaime Elias Verruck, Secretário de Estado Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar
Debatedor: Maurício Saito, Ex-Presidente da Federação de Agropecuária do MS
Mediador: Econ. Paulo Salvatore Ponzini, Presidente do Corecon-MS
Fonte: Andressa Boa Sorte/Corecon-MT.