08/06/2021
O encontro virtual de comunicação desta terça-feira (08/06) realizado pelo Conselho Federal de Economia (Cofecon) junto aos Conselhos Regionais de Economia (Corecons), apresentou aos assessores de comunicação e presidentes das entidades de classe, as estratégias de divulgação da X Edição da Gincana Nacional de Economia.
A atividade tem como objetivo estimular a integração entre as Instituições de Ensino de Ciências Econômicas e os estudantes de economia a desenvolver e aplicar os conceitos econômicos conciliando a prática com a teoria; possibilitar aos participantes uma simulação na administração restrita de variáveis macroeconômicas e ainda, proporcionar o envolvimento dos estudantes de economia com as atividades dos Sistema Cofecon/Corecon.
A gincana contará com duas etapas, regionais e nacional, sendo que cada uma terá suas avaliações e sistemas de classificação. Este ano, a competição será realizada pela primeira vez, de maneira totalmente virtual.
Para o presidente do Corecon Mato Grosso, o economista Evaldo Silva, a gincana é uma excelente oportunidade de integração e engajamento com os futuros economistas. “Mesmo quando a gincana era presencial e envolvia custos com hospedagem e passagens aéreas, nós enquanto Conselho de Classe, sempre apoiamos financeiramente, patrocinando a participação dos nossos estudantes no evento nacional. Já vencemos algumas edições e sempre estamos entre os finalistas. Isso mostra que esse tipo de atividade gera muito envolvimento dos acadêmicos que sentem orgulho da profissão que escolheram”, disse.
As inscrições para a gincana vão de 14 de junho a 14 de julho, através da página www.gincana.cofecon.org.br , sendo que a etapa regional acontecerá entre os dias 17 e 21 de julho de 2021. Os vencedores de cada estado se classificarão para a etapa nacional, que ocorrerá nos dias 6 e 7 de setembro de 2021.
A Gincana distribuirá, ao todo, R$ 7.000,00 em prêmios, sendo R$2.500 para o primeiro lugar e R$2.000, R$1.500 e R$1.000 para o segundo, o terceiro e o quarto colocados, respectivamente.
Durante a reunião virtual também foi apresentada aos conselhos regionais, uma campanha encabeçada pelo Conselho Federal com tema “valorização profissional”. Foram compartilhadas as peças publicitárias e de divulgação para redes sociais, imprensa e e-mail, que visam colocar em evidência o papel do economista na sociedade.
Frases inspirativas como “Quando a crise chega, o economista já está em ação” e “Onde muitos enxergam crise, o economista vê oportunidades” fazem parte do material publicitário. Segundo o coordenador de comunicação do Cofecon, o conselheiro Valdir Pereira Gomes, a ideia é massificar essas mensagens em todo o país, por meio virtual, com a parceria dos conselhos regionais. “Essa parceria é muito importante para o alcance dessa mensagem que queremos passar, de que, mais do que nunca, os economistas estão em evidência na sociedade”, finalizou.
Fonte: Andressa Boa Sorte/ Assessoria Corecon-MT.