01/10/2024
Neste ano de 2024, o CORECON/MT, completa 50 anos de realizações e grandes transformações.
O CORECON/MT, presidido pelo economista Evaldo Silva e pelo vice-presidente economista Fernando Tadeu de Miranda Borges, deu a largada rumo ao processo de modernização e promete ampliar os caminhos.
A Comissão de Educação do CORECON/MT presidida pelo conselheiro Fernando Tadeu de Miranda Borges e integrada pelos conselheiros: Emanuel Jesus Daubian Costa, Carlos Theobaldo de Souza, Reginaldo Conceição Amorim, João Orlando Flores Maciel e Loaci Argemira Cavalcanti, analisou sete monografias produzidas nos Cursos de Economia de Mato Grosso, e selecionou os três primeiros colocados:
1º lugar - NEWTON GIOVANNI TEIXEIRA GOMES JUNIOR (UFMT), "TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO BRASILEIRO PROMOVIDO PELOS GOVERNOS ENTRE 1998 E 2022", que traz uma interessante e criativa revisão bibliográfica sobre o trabalho e os impactos que as políticas de aumento do salário-mínimo real associadas às políticas assistencialistas exerceram no Desenvolvimento Socioeconômico Nacional.
2º lugar - CRISTIAN GABRIEL FISCHER (UNEMAT - Sinop), "Uma Análise da Relação Risco-Retorno Aplicada aos Fundos de Investimentos em Cadeias Agroindustriais (FIAGROs)", trabalho este considerado obrigatório como fonte de consulta.
3º lugar - BRUNA DERNER ALVARES (UFMT), "Determinantes e efeitos do markup nas indústrias de carne bovina no Brasil: Uma análise de 2010 a 2022", pesquisa arrojada e necessária para a compreensão do mercado de carne bovina no Brasil.
Todos os sete participantes estão de parabéns e o CORECON/MT encaminhará para os três primeiros colocados um certificado especial de participação.
Importante destacar que o 1° lugar de Mato Grosso segue na competição com os primeiros lugares de todo país. E, em outubro, teremos a divulgação em nível nacional.
Fonte: Texto: Fernando Tadeu de Miranda Borges com Assessoria