22/12/2017
Passamos por um ano de muitos desafios profissionais, visto que tanto a economia quanto a política do país sofreram alterações significativas e em um curto espaço de tempo. Reforma trabalhista, outras reformas sendo discutidas, uma economia oscilante, e em alguns momentos, quase imprevisível. Todas essas foram situações que exigiram de nós, economistas, o conhecimento técnico e a visão de mercado ampliada para desenvolvermos o nosso trabalho com excelência.
Enquanto presidente do Conselho Regional de Economia de Mato Grosso, tenho a honra de representar uma classe profissional que tende a ser cada vez mais valorizada, visto que, por muitas ocasiões, não havia sido devidamente creditada. Nossos profissionais atuam de maneira direta e significativa em pequenas e grandes empresas, na esfera pública tanto no executivo quanto também em cargos administrativos da gestão pública. São os economistas os profissionais solicitados para que o desempenho de um negócio alcance os resultados desejados.
Desta forma, quero aqui, encerrando meu mandato enquanto presidente deste Conselho, parabenizar toda a categoria, tendo a certeza que atuei de forma transparente e reunindo esforços para que, cada vez mais, essa nossa profissão receba o justo reconhecimento da sua importância na sociedade.
Ao longo desses dois últimos anos, foram implementadas diversas ações que proporcionaram melhorias para esta categoria. Podemos citar, por exemplo, a criação das Comissões de Transparência, de Ética, de Tomada de Contas, de Eventos, de Fiscalização, de Eleições e de Inquérito. Cada uma dessas Comissões tem um papel importante a ser desenvolvido dentro da entidade, para garantir um Corecon ativo e eficiente.
Além disso podemos destacar as parcerias que firmamos com instituições de ensino, para obter descontos em cursos de pós-graduação e também para o curso de perícias aos profissionais de economia de Mato Grosso. Tivemos também a alegria de realizar a primeira edição da Gincana Estadual de Economia, sendo que a dupla vencedora, participou da Gincana Nacional, representando Mato Grosso.
Citamos ainda o convênio firmado com uma operadora de Plano de Saúde, onde foi negociado um valor diferenciado e vantajoso aos economistas. A implantação do Corecon Acadêmico, que era um sonho antigo e agora é realidade. A proximidade da universidade, dos novos profissionais, com àqueles que já tem experiência da profissão, com certeza renderá frutos dos quais todos poderemos nos orgulhar.
Outra conquista que merece ser compartilhada, é o fato do Conselho de Moto Grosso, por meio do atual presidente Evaldo Silva, ocupar uma cadeira de representação no Conselho Federal de Economia, após um longo período sem essa representatividade.
Tivemos também, em 2017, uma forte participação na mídia, através de mídia espontânea fomentada pela nossa assessoria de imprensa. Entendemos que esse tipo de destaque aos economistas nos veículos de comunicação do Estado, gera mais prestígio à nossa atividade perante à sociedade e maior valorização profissional. Ainda na área de comunicação, tornamos nosso site mais atrativo e funcional; aperfeiçoamos também nossa comunicação interna com o envio de newsletter's.
Uma das funcionalidades do site, desenvolvida este ano e que já estará em funcionamento em 2018, será a possibilidade de emissão do boleto da taxa de anuidade do economista. Uma ação que irá facilitar a adimplência junto ao Conselho.
Também quero citar o trabalho para que a prestação de contas do Corecon-MT fosse feita rigorosamente dentro dos preceitos instituídos por regimento. Isso porque, entendo que o papel deste Conselho é atuar de maneira eficiente, em todos os sentidos, para defender, regular e estimular o bom desempenho da atividade do economista.
Deixo aqui os meus cumprimentos a todos vocês que contribuem para o desenvolvimento do país, por meio de um trabalho competente e dedicado. Desejo a todos vocês e às suas famílias, um excelente Natal, e um Ano Novo cheio de projetos e realizações!
Fonte: Corecon MT