Presidente do Corecon-MT fala na Rádio Capital FM sobre a Reforma Trabalhista

05/07/2017

A entrevista na Rádio Capital FM 101.9, abordou um dos temas mais recorrentes na atualidade: a Reforma Trabalhista. Num clima de descontração, a apresentadora Camila Piacenti entrevistou o presidente do Conselho Regional de Economia (Corecon-MT) tirando dúvidas dos ouvintes acerca do tema.

“Em primeiro lugar é preciso dizer que politicamente, existe muita ideologia partidária por trás de cada opinião. Enquanto presidente do Corecon-MT, eu quero abordar o aspecto econômico da questão”, disse Evaldo.

Logo no início da entrevista, um ouvinte ligou para fazer a seguinte afirmação: “a reforma trabalhista vai retirar direitos dos trabalhadores”. Em resposta, o presidente Evaldo aproveitou para desmistificar a questão traçando um paralelo de quando a CLT foi criada. “Quando Getúlio Vargas instituiu a CLT, em 1943, foi uma grande reforma necessária para aquele momento. Havia um tratamento desumano com os trabalhadores, onde a classe laboral era vista como máquina. A CLT foi um grande avanço, mas alguns pontos na legislação ficaram obsoletos depois de tantos anos. É preciso esclarecer que a reforma trabalhista proposta agora, não vem para retirar direitos fundamentais do trabalhador como 13º salário, licença maternidade e tantos outros benefícios que foram merecidamente conquistados. O que a reforma pretende, é flexibilizar algumas questões de maneira a facilitar a criação de novos postos de trabalho e permitindo inclusive que o empregado seja melhor remunerado, já que hoje o custo do emprego no país é o mais caro do mundo”, explicou Evaldo, que defendeu ainda o posicionamento de que a nova Legislação trabalhista, se aprovada, iria trazer avanço para a economia, uma vez que iria desburocratizar as contratações e liberar o mercado para crescer.

O presidente do Corecon aproveitou a entrevista para lançar um desafio. “Existe a disseminação de falsas informações na sociedade sobre o assunto. A principal delas sobre a reforma trabalhista, é que ela vai retirar direitos. O desafio que eu lanço, é um esclarecimento sobre ‘mitos e verdades’ da Reforma trabalhista. Isso porque criou-se um mito de que a reforma vai ser prejudicial ao trabalhador, e a única forma da verdade se estabelecer, é por meio do acesso à informação”, disse.

Ao final da entrevista, ouvintes ligaram para agradecer à rádio por ter proporcionado o debate. “Agradecemos aqui em nome dos nossos ouvintes, a participação do presidente do Corecon, Evaldo Silva, que trouxe esclarecimentos importantes sobre a Reforma Trabalhista, que é um assunto que mexe com toda a sociedade”, disse a jornalista Camila Piacenti.

 

Fonte: Assessoria Corecon-MT