Presidente do Corecon-MT participa de lançamento de coletânea em homenagem a Roberto Campos

23/05/2017

Roberto Campos foi um economistadiplomata e político brasileiro. Um visionário que nasceu em Nossa Senhora do Livramento e sempre defendeu que o pensamento é o combustível que permite as transformações mais significativas numa sociedade. Em seus estudos e reflexões deixou um legado inquestionável.

O presidente do Conselho Regional de Economia de Mato Grosso, Evaldo Silva, participou do lançamento da coletânea inspirada nesse pensador. Em sua fala no dispositivo de honra, fez uma reflexão frente ao atual cenário político-econômico que o país vive.

“Que tipo de pensadores a nossa geração está formando? Em meio a esse caos na economia e na política brasileira, essa é uma boa pergunta a se fazer”, disse.

O presidente do Corecon aproveitou a oportunidade para discursar sobre a importância da educação e da ética na formação social e profissional. “Temos que ter a esperança de que a educação seja a mola propulsora de um futuro de profissionais que tenham em seu currículo, mais do que uma especialização ou conhecimentos teóricos. Temos que pensar em formar uma geração de pessoas capazes de pensar com ética e moralidade”, pontuou Evaldo, que fez questão de citar o economista homenageado.

“Certa vez, Roberto Campos disse uma frase que compactua exatamente com o que estou dizendo: ‘Mais importante que as riquezas naturais, são as riquezas artificiais da educação e tecnologia. ” 

O presidente do Conselho Regional de Economia propôs uma aproximação maior da Academia e as Instituições de Ensino, com o Conselho Regional de Economia. “Isso vai proporcionar o início dessa caminhada de transformação. Por isso, aproveito a oportunidade para lançar o Projeto Corecon Acadêmico”.

O objetivo desse projeto é desenvolver o senso-crítico, a ética, e a habilidade desses universitários, para quem sabe, contribuir para o surgimento de outros “Robertos Campos”, que com certeza irão ajudar a construir um novo futuro para país. “Esse é o legado que quero deixar nessa minha passagem como presidente do Conselho”, finalizou Evaldo.

Um dos autores da coletânea “Lanterna na Proa, Roberto Campos ano 100”, Paulo Rabello de Castro, que também é presidente do IBGE, elogiou a iniciativa e a participação do Corecon no evento, que reuniu economistas, professores do Curso de Pós-Graduação da UFMT e estudantes. O Pró-Reitor da universidade Federal, Fernando Tadeu de Miranda Borges, também parabenizou o Conselho pela iniciativa e mostrou disponibilidade na parceria proposta.

 

Fonte: Assessoria Corecon-MT